Serralves

No cumprimento do Plano Anual de Atividades do Agrupamento, o dia 20 de abril foi escolhido para promover uma visita de estudo dirigida a todos os alunos do 6º ano de escolaridade das escolas básicas e secundárias de Caminha e Vila Praia de Âncora.
Com destino ao Porto, os alunos, acompanhados pelos respetivos professores, beneficiaram de uma programação transdisciplinar liderada pelo grupo de Educação Visual e Tecnológica do 2º Ciclo do Ensino Básico. 
No Museu de Serralves, que conta com o Município de Caminha no grupo dos fundadores, foi realizada uma visita guiada a algumas das exposições onde os trabalhos e as instalações foram exploradas e apreciadas por alunos e professores, ao que se somou a visita aos jardins que integram uma coleção botânica apreciável. 
Já no Museu Nacional de Imprensa, foi possível cumprir as tarefas aí propostas, em particular a realização do peddy paper, descobrindo as inúmeras ilustrações aí existentes.
Da exploração do local ficou ainda o registo experimental da antiga técnica de impressão manual, dando aos alunos a oportunidade de testarem a impressão de um texto num dos prelos que fazem parte do espólio do museu.
A dinâmica dos contextos de aprendizagem diversificados, consolidada nesta visita, testemunha a atividade do agrupamento, medida na motivação e desempenho dos alunos, reconhecendo-se o papel singular dos docentes.

Sem comentários: