Homenagem a um Génio: Richard P Feynman

O auditório da Biblioteca Escolar de Caminha foi palco para, a 12 de abril, se assistir à palestra “Homenagem a um génio: A propósito do centenário de Richard P. Feynman”. Como oradores estiveram o Professor Doutor Luís Cunha, do Centro de Física da Universidade do Minho, e o Professor Doutor Saibal Mitra, da Universidade do Missouri (EUA). 

Entre a apresentação dos campos de trabalho de um físico nos dias que correm, particularmente no domínio da investigação, os palestrantes exploraram a vida e obra científica de Richard P. Feynman, físico norte-americano galardoado com o Prémio Nobel em 1965 pela sua teoria da Eletrodinâmica Quântica (Quantum eletrodynamics).
Com interpelações constantes e desafios à curiosidade individual e coletiva, perscrutaram a perceção sobre as grandes ideias científicas que mudaram o Mundo e o conhecimento do mesmo. Darwin, Copérnico e outros serviram enformar as teorias científicas reconhecíveis, levando os alunos ao desfio de registaram dez das maiores ideias que, no entender de cada um, são as mais relevantes nesta mudança, medindo-se no seu olhar a vivacidade que só o conhecimento desperta.
Numa linguagem corrida em dois idiomas (Português e Inglês), esta palestra, organizada e acompanhada pelos docentes de Física e Química do Agrupamento, tanto em Caminha como em Vila Praia de Âncora, encerrou o foco de conhecimento priorizado por este grupo de docência e pela escola, valorizando a ligação com o ensino superior e o trabalho científico de nível académico.
Fica o registo de uma experiência enriquecedora e da lembrança de um nome singular na área – Richard Feynman – considerado um dos dez físicos mais influentes de sempre! 

JCR | GabCom AESP

Sem comentários: