Igualdade de Género | ParlamentoJovens


No âmbito da edição em curso do projeto “Parlamento dos jovens”, subordinado ao tema “Igualdade de género”, têm decorrido, no espaço do agrupamento, tando em Vila Praia de Âncora, como em Caminha, uma série de iniciativas de relevo e de manifesto interesse para os alunos e para a comunidade. 

No mês de dezembro foram registados dois momentos altos, governados pelo debate, afirmando as diferenças e a importância da abordagem temática da igualdade de género na formação dos jovens portugueses. Assim, a 5 de dezembro, no Salão Nobre do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora (Centro Cívico), foi levada a efeito uma primeira sessão de palestra e debate, contando com a Dr.ª La Salete Coelho, do Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Seguiu-se nova sessão, a 7 de dezembro, no auditório da Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento, em Caminha, dinamizada pela Dr.ª Rosa Oliveira, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
As duas palestras, seguidas de debate, complementarem o trabalho que se intensifica nos vários grupos de alunos que agora formulam as suas propostas, as quais serão, posteriormente, apresentadas, defendidas e submetidas ao escrutínio, sufragando-o em eleições ao nível de escola. Da melhor proposta se fará defesa regional e nacional, confrontando-a com a de outras escolas, num registo interventivo, argumentativo e de exercício de cidadania participativa, que é, aliás, um dos propósitos desta iniciativa que, em Portugal, já superou as 20 edições.
O Agrupamento de Escolas, vê em mais este envolvimento, a oportunidade proativa de uma formação que responde às necessidades sociais de intervenção e de sensibilização que se repercutirão, seguramente, numa sociedade mais atenta e capaz de resolver os seus problemas. 





JCR | GabCom AESP

Sem comentários: