Educação Tecnológica | CNC

A área curricular disciplinar de Educação Tecnológica, lecionada no 2º ciclo do ensino básico, promoveu a oportunidade de exploração de uma ferramenta tecnológica de enorme relevância no plano industrial – o Comando Numérico Computorizado (CNC).

Sob a responsabilidade pedagógica do docente Gonçalo Martins, estes alunos tiveram a oportunidade de montar uma máquina CNC, experimentando de forma única a essência do processo e as suas potencialidades.
A tenra idade destes alunos não limitou a aprendizagem e menos ainda o entusiasmo criativo, a vitalidade da curiosidade e a exploração dinâmica que sustentou o processo de aprendizagem conseguido com esta atividade.
As máquinas CNC incluem mecanismos vários, tais como eixos de deslocamento, transmissões, dispositivos de medida de posição e de deslocamento, sistemas de aperto das peças, sistemas de mudança das ferramentas, eixos complementares de rotação e de deslocamento, entre outros. Com a montagem realizada pelos alunos, muitos destes elementos foram melhor interiorizados, tornando-se fatores importantes de conhecimento que permitirão a aquisição de novos saberes e competências.
Na diversidade das atividades, o Agrupamento de Escolas e a EBS do Vale do Âncora mantêm o estímulo do saber, oferecendo as melhores oportunidades de aprendizagem, medidas num maior número de experiências educativas e formativas.

JCR | GabCom AESP

Sem comentários: