Laboratório de Ciências em ação | Fermentação da uva

A oportunidade das vindimas motivou o Laboratório de Ciências dos alunos de 3º e 4º anos da EBS do Vale do Âncora a investigar, percebendo o processo que conduz à produção do vinho. Sob a orientação dos docentes foi assim promovida uma atividade prática de exploração da fermentação alcoólica a partir das uvas. 

Cruzando saberes, identificando linguagem e materiais, reconhecendo a utilidade de diferentes utensílios de uso corrente, os alunos simularam o esmagamento das uvas em almofariz e as cubas de fermentação foram diminuídas à escala de garrafas, aprisionando o gás libertado em balões que servem para tantas outras brincadeiras.
Do espanto, da alegria e da participação que se associa às atividades experimentais, ficou desperta a curiosidade que espreita o que se desenvolve nos dias seguintes.
Com este estímulo à descoberta, a EBS do Vale do Âncora e o Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha garantem saberes e competências que permitem a compreensão das produções locais, com a explicação da ciência sobre as principais etapas envolvidas, garantindo adequabilidade dos saberes às realidades do território, na expressão global dos saberes fundamentais.





JCR | GabCom AESP

Sem comentários: