Dia Mundial da Alimentação



O Dia Mundial da Alimentação foi lembrado de forma especial pelos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico da EBS do Vale do Âncora.
Num envolvimento colaborativo da APEVA (Associação de Pais das Escolas do Vale do Âncora), à escola chegaram as palavras conhecedoras da nutricionista Dra. Diana Alvarenga, transportando para os alunos os saberes técnicos adstritos à alimentação saudável. A identificação de hábitos, de escolhas, de quadros de referência local no domínio da alimentação, de boas e más práticas alimentares, dos valores nutricionais à roda dos alimentos, tudo foi explorado de forma clara, numa linguagem acessível, garantindo a melhor informação e a perenidade da mesma nas práticas subsequentes a esta ação.
Num exercício de apresentação dos alimentos, os alunos, com as frutas gentilmente cedidas pelos Encarregados de Educação, prepararam espetadas que provocaram, pela frescura do seu aspeto, o apetite a todos os participantes.
Com esta iniciativa, a escola pública no Vale do Âncora e no concelho de Caminha associou-se às comemorações globais deste Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de outubro como marco do dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945, apesar de só se ter iniciado esta celebração mais de trinta anos depois. 
Com temas definidos pela própria ONU (Organização das Nações Unidas), o ano de 2017 foi dedicada à relação entre a migração, a segurança alimentar e a agricultura, com o tema: "Mude o futuro da migração, invista em segurança alimentar e no desenvolvimento rural".



JCR | GabCom AESP

Sem comentários: