Comemoração do 5 de Outubro

A relevância histórica dos momentos e das datas que em Portugal ditam a celebração especial da República não deixou de ser marcada na Escola Básica e Secundária (EBS) do Vale do Âncora.
A implantação da República, a 5 de outubro de 1910, foi assim comemorada com o entusiasmo do conhecimento e da exploração temática, levando os alunos dos 3º e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico de Vila Praia de Âncora a apresentarem os seus trabalhos, no entusiamo do concurso criado para o efeito. Da reprodução de bandeiras realizada por estes alunos percebe-se a criatividade desenhada no quadro da ação pedagógica da escola e do agrupamento, na fidelidade aos princípios do rigor histórico que desde cedo se promove.
A par desta iniciativa, a Biblioteca Escolar realizou uma mostra de obras relacionadas com os símbolos da Nação – o Hino e a Bandeira.
Como nota, fica a lembrança de que Vila Praia de Âncora é também uma referência do republicanismo, sendo mesmo pela ação de Luís Inocêncio Ramos Pereira, Senador da República, filho de José Bento Ramos Pereira (benemérito de Riba de Âncora, à qual doou uma escola) e pai do Vice Almirante Jorge Mais Ramos Pereira (cuja fundação garantiu estudos a muitos ancorenses), que, em 1924, foi possível elevar a freguesia de Gontinhães ao estatuto de vila, a Vila Praia de Âncora que hoje conhecemos.
A EBS do Vale do Âncora mantém assim o registo da sua ação letiva, no enquadramento do tempo e dos factos que marcam a nossa história e, com ela, a nossa identidade.
JCR | GabCom AESP

Sem comentários: