Visita de estudo a Lavra

No dia 04 de maio, todos os alunos do 7º ano do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais de Caminha e Vila Praia de Âncora foram em visita de estudo a Lavra, em Matosinhos, e ao Porto, para dar cumprimento às atividades planificadas no âmbito dos Departamentos de Línguas e de Matemática e Ciências Experimentais.

Na parte de manhã, deslocaram-se ao Planetário - Centro de Astrofísica da Universidade do Porto- onde assistiram a um filme imersivo do tipo documentário educativo e uma apresentação sobre o céu visto da Terra, onde puderam efetivar aprendizagens mais apelativas, porque interativas, relativas a conhecimentos científicos associados à temática do sistema solar. 
 O Planetário, com o seu moderno sistema de projeção digital e informático, que abriu ao público em junho de 2015, permitiu simular uma viagem pelo Universo. Em cadeiras reclináveis e a bordo de uma nave, todos os participantes nesta visita partiram ruma a uma aventura pelo espaço. E da Terra, sob um céu estrelado, observaram as constelações da Ursa Maior, Ursa Menor, Cassiopeia, etc. Localizaram a Estrela Polar, e entre outras estrelas viram a estrela Sirius, a mais brilhante do céu. Deixaram o planeta Terra e foram até à Lua, ao planeta vermelho, Marte, onde assistiram ao nascer do Sol. Atravessaram a cintura de asteroides e foram até aos planetas anões. Viram também a Via Látea e outras galáxias.  
Após um intervalo destinado ao almoço no “Mar shopping”, dirigiram-se para Lavra, em Matosinhos, para assistiram a um espetáculo teatral levado à cena pela companhia “Teatro D`Encantar” a partir do texto dramático que está a ser lecionado na disciplina de Português, intitulado “Leandro, Rei da Helíria”, de Alice Vieira.
A planificação foi plenamente cumprida. Os alunos mostraram-se recetivos, interessados e corretos.

Sem comentários: