AquaMuseu | Visita de estudo

Os alunos do 5.º ano do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais desenvolveram atividades no Aquamuseu de Vila Nova de Cerveira, no dia 30 de março, com os seus professores. 

A visita de estudo, organizada pelas docentes de Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal, iniciou-se pela manhã com uma bela viagem de comboio entre Caminha e Vila Nova de Cerveira. A ponte férrea de Caminha sobre o rio Coura e as belas paisagens das margens do Rio Minho, Serra D´Arga, Serra de Góis e Serra da Gávea fizeram a delícia das crianças, a primeira viagem de comboio para muitas delas!
A saída em Vila Nova de Cerveira foi muito fácil, pois a estação fica mesmo no Parque do Castelinho, local onde se situa o Aquamuseu. Estava um belo dia de sol e um tapete de margaridas brancas cobria o chão de todo o parque. Um pequeno lanche e a partida para a aventura…
Os alunos desenvolveram três atividades no Aquamuseu: uma visita guiada ao museu, um “pedipaper” e uma atividade de laboratório. 
A visita guiada foi um sucesso! Ficaram a conhecer alguns “segredos” do rio Minho, desde a sua nascente na Serra de Meira (Galiza) à foz em Caminha, incluindo algumas curiosidades relacionadas com as espécies que nele habitam. O ponto alto desta visita foi o “Lontrário”, pois a lontra Eureka saiu da sua toca e encantou os alunos que não se cansaram de a fotografar. As espécies deste rio, as tradições e as atividades enriqueceram o seu imaginário. 
O “pedipaper” foi um momento de diversão e aprendizagem pelo Parque Aquático e pelo Jardim Botânico. Nesta descoberta, o percurso do rio Minho e toda a vida que dele depende foram o palco das atenções.
No laboratório, depois de uma exposição sobre os seres vivos, todos tiveram a oportunidade de observar e tocar em vários tipos de revestimento dos seres vivos, sensações importantes para a aprendizagem.
O parque das merendas e diversões estava convidativo, um dia quentinho de primavera para um belo piquenique!
Um dia bem passado que ficará, por certo, na memória de todos!

Sem comentários: