Visita de estudo a Lavra!

No dia 23 de fevereiro, todos os alunos do 8º ano do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais de Caminha e Vila Praia de Âncora foram em visita de estudo a Lavra, em Matosinhos, e ao Porto, para dar cumprimento às atividades planificadas no âmbito dos Departamentos de Línguas e de Ciências Sociais e Humanas. 

De manhã, em Lavra, assistiram a um espetáculo teatral levado à cena pela companhia “Teatro D`Encantar” a partir do texto dramático que está a ser lecionado na disciplina de Português, intitulado “Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor”, de Manuel António Pina.
Após um intervalo destinado ao almoço no “Mar shopping”, dirigiram-se ao Porto, para poderem observar a exposição temporária patente no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, intitulada "A Time Coloured Space” [Um espaço da cor do tempo], uma grande exposição do artista francês Philippe Parreno, a sua primeira mostra em Portugal. Trata-se de balões de hélio com a forma de balões de fala da banda desenhada e de vazios de palavras que se juntam e pairam no teto dos espaços que ocupam, em harmonia com o movimento, a cor e a música.
Seguiu-se um percurso pedestre pelos jardins de Serralves, onde os 110 alunos, acompanhados por 9 docentes, puderam desfrutar da paisagem, dos jardins temáticos, das espécies aí instaladas, da sua preservação, enquanto se cruzavam com vários grupos de alunos, e de turistas, com olhares que perscrutavam a beleza, a harmonia, a frescura, por entre os raios solares que neste dia deram mais encantamento a este cenário idílico.
Ficou o dever cumprido ao permitir a estes alunos um dia pleno de cultura, convívio salutar, de novas aprendizagens e em novos formatos.
A planificação foi plenamente cumprida. Os alunos mostraram-se recetivos, interessados e corretos.

Sem comentários: