XXIV Arraial Minhoto volta a animar o concelho!

A edição do XXIV Arraial Minhoto, organizada pelo Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, saiu uma vez mais à rua espalhando cor e animação pelo concelho de Caminha. GaleriaFotos

A Semana Cultural abriu ao público, no dia 27 de maio, com a exposição Vistas de Caminha, uma mostra dos trabalhos dos alunos do 11º ano de Artes Visuais, resultante de uma parceria com a União de Freguesias de Caminha e Vilarelho. 
O Caça Talentos foi também cabeça de cartaz do programa do primeiro dia e elevou logo a fasquia com um alinhamento de grande qualidade. Apesar da ameaça de chuva, o público acorreu ao Terreiro para assistir a um espetáculo sempre aguardado com muita expectativa. 
Nas esplanadas, na escadaria do chafariz ou aglutinado junto às grades, o numeroso público aplaudiu entusiasticamente as maravilhosas vozes que desfilaram pelo palco. E mesmo quando, na parte final, a chuva deu um ar da sua graça, o recinto continuou cheio de entusiastas deste evento ímpar. Estreante no Caça Talentos, a Sara Pereira foi a vencedora da categoria mais jovem, enquanto a Ada Ferreira dominou a Categoria B.
No dia 28, o Baile dos Finalistas, a cargo da Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária Sidónio Pais que este ano elegeu como tema “Uma noite em Paris” para decoração do espaço, reuniu os alunos dos 9º e 12º anos num ambiente repleto de glamour e de vivências inesquecíveis. 
A última semana de maio foi também excecional. O Concerto da Primavera, executado, no dia 30, pela Arte Sinfónica/Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, foi outro dos acontecimentos desta XXIV edição que vai ficar na memória. O concerto teve a participação de duas vencedoras de edições anteriores do Caça Talentos: Isabel Ramalhosa e Eva Mina que arrebataram a plateia da Igreja Matriz com a interpretação de Ave Maria, da Beyoncé, e do clássico Hallelujah, de Leonard Cohen.
A Feira do Livro que teve início a 3 de junho e se estendeu até ao dia 9, realizada em parceria com a livraria Baunilha & Chocolate, regressou com novidades de leitura para miúdos e graúdos. Da sua programação merece destaque o colóquio sobre nutrição com sessão de autógrafos, assim como as pequenas peças de teatro dramatizadas pelas crianças da Educação Especial que fizeram as delícias dos visitantes.
A exposição Ambient’Arte, que reuniu os trabalhos das crianças das EB1/JI no largo do Terreiro, manifesta a preocupação especial do Agrupamento com a Educação Ambiental e a sustentabilidade do Planeta.
 No dia 9 de junho, a Escola Básica e Secundária Sidónio Pais foi literalmente invadida pelos inúmeros fãs do Arraial Minhoto. A abrir a noite, os Vira a Bombar fizeram soar os bombos e a gaita de foles, enchendo de animação todo o recinto. Depois, foi a vez da Unituna da Universidade Sénior empolgar as centenas de pessoas reunidas à volta da bela sardinha assada ou da bifana quentinha no pão. Logo a seguir, o Rancho Folclórico de Dem aqueceu os ânimos com o ritmo energizante das suas danças. Por fim, o Grupo Musical RocoNorte que já tem lugar cativo no nosso Arraial Minhoto. Pela noite dentro, o seu vasto repertório esteve à altura de todos os públicos, dos mais efusivos aos mais recatados, deixando felizes e suados aqueles que não se inibiram, por um segundo, de bailar e de dar azo à alegria. Não faltou a tradicional sessão de fogo de artifício Ivo Shows que rasgou os céus com efeitos feéricos para deslumbramento das centenas de pessoas.
A Festa do Diploma fechou com chave de ouro a XXIV edição. O Teatro Valadares encheu-se de famílias e demais amigos para participarem na entrega dos diplomas aos alunos que concluíram o 12º ano em 2015 e às crianças e jovens que se distinguiram no Agrupamento de Escolas Sidónio Pais nas mais variadas áreas: Escrita, Ciência, Ambiente, Desporto, Expressões, Música e Cidadania.
Com uma qualidade reconhecida e valorizada, a semana cultural do Arraial Minhoto transformou-se, ao longo dos anos, em espaço e tempo de vivências, de emoções, de convergência de sinergias, de cor e de demonstração de vitalidade e dinamismo do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, com tal projeção que, com o apoio inequívoco da Câmara Municipal, se afirma, cada vez mais, como uma importante atração festiva do concelho de Caminha.
Para o ano há mais!!!

Sem comentários: