JI e EB1 de Caminha premiada




No passado dia 1 de julho, em Ponte de Lima, aos alunos da EB1/JI de Caminha foi atribuído o 1º prémio da sua categoria no concurso “Rato da Biblioteca”, reconhecendo o trabalho de investigação realizado sob o tema “A lampreia do Rio Minho”.
Da responsabilidade da Fundação Vox Populi, os prémios atribuídos concorreram para valorizar a importância do uso pedagógico dos estudos de pesquisa, estimulando os alunos a utilizar instrumentos de recolha e tratamento de dados. A matemática estatística e a sistematização dos diversos elementos relativos à opinião pública são assim centrais para esta fundação que faz dos concursos “Rato da Biblioteca” e “Nepso” o incentivo ao desenvolvimento deste tipo de trabalho nas escolas.

O Jardim de Infância de Caminha decidiu-se pela investigação relativa à lampreia, objetivando a promoção deste ciclóstomo que é referência em Caminha, marcando a gastronomia local. Num plano que integrou curricularmente as particularidades da região, o envolvimento de toda a comunidade expressou a relevância da Lampreia do Rio Minho não só no concelho de Caminha mas em todas as localidades ribeirinhas do Minho. Para os alunos ficou o trabalho multidisciplinar e a aquisição de saberes fundamentais que garantem um conhecimento mais consistente sobre a lampreia, em particular de anatomia, ecologia, artes e regras de pesca, gastronomia e turismo/publicidade.

Como parceiros na construção do conhecimento, estimulando os mais pequenos investigadores de Caminha, contaram-se a Câmara Municipal de Caminha, União de Freguesias de Caminha e Vilarelho, Capitania de Caminha, Aquamuseu de Vila Nova de Cerveira, pescadores locais e Encarregados de Educação, que num trabalho cooperativo, sob a orientação e supervisão das educadoras, tornaram possível, ao longo de vários meses, a criação de atividades de enriquecimento capazes de permitir a produção de um trabalho que colocado à apreciação do júri merecesse o ansiado prémio.

No final, depois do contacto com a comunidade e numa demonstração de competências adquiridas, procedeu-se à preparação, confeção e degustação da lampreia, apreciada pela diretora do AESP, representantes da Fundação Vox Populi, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Presidente da União de Freguesias de Caminha e Vilarelho, entre outros parceiros.

Do trabalho premiado regista-se a opinião das educadoras responsáveis para quem “o conhecimento só produz efeitos positivos se conduzir à valorização da lampreia do Rio Minho, promovendo a sua divulgação fora de portas, atraindo turistas à nossa região”.

Sem comentários: