Parlamento dos Jovens

Com o final de maio deu-se por concluído o projeto "Parlamento dos Jovens", que levou três alunos de Caminha à Assembleia da República, depois das etapas seletivas que garantiram o seu apuramento. Reportagem|PedroCasal

O projeto "Parlamento dos Jovens" aproxima anualmente os jovens da vida parlamentar, procurando e estimulando a compreensão do desempenho e do papel dos deputados e da Assembleia da República na organização democrática do país. A capacidade legislativa deste órgão do Estado, garante de uma vida democrática organizada, merece o entendimento de todos, particularmente dos procedimentos e limites de atuação dos deputados e dos grupos parlamentares que se organizam. Aos jovens é assim dada a oportunidade de assumirem o papel de deputados eleitos, desenvolvendo a sua capacidade de argumentação na defesa das suas ideias e projetos políticos para a sociedade. Neste papel é praticada uma verdadeira educação para a cidadania ativa, consciente dos papéis conferidos pela organização democrática. 
O AESP assume este projeto como fundamental na intervenção dos seus alunos, e a verdade é que este ano, na continuidade do anterior, o trabalho realizado deu frutos e trouxe a compensação desejada, com registos de sucessos ao longo das etapas e também na sessão final que decorreu na Assembleia da República. Nesta os dois deputados da EB/S de Caminha, Joana Aldeia Nova, do 12ºB, e Tomás Guerreiro, do 11ºB, desempenharam com elevação a sua demanda, sendo de referir que a função de porta-voz do distrito de Viana do Castelo foi assumida pelo Tomás Guerreiro. Para além deste papel de relevo, que levou o nome de Caminha a Lisboa, desempenhou ainda a função de jornalista o aluno Pedro Casal, do 12°B, a quem coube a tarefa de testemunhar por escrito, num relato noticioso, o que se passou na sessão nacional.
Este foi mais um projeto de entrega do AESP, dos seus professores e alunos, saldando-se positivo e merecendo o reconhecimento de toda a comunidade.

Sem comentários: