Arraial Minhoto | Festa de encerramento

A noite de 12 de junho foi escolhida pela EB/S de Caminha para abrir as suas portas e receber toda a comunidade em mais uma edição do arraial. Sardinhas, fêveras, entrecosto, folclore, cantares, dança e muita animação foram a tónica de uma noite que lembra as raízes do Minho, as particularidades culturais, gastronómicas e etnográficas do concelho de Caminha e da Serra d’Arga em particular.

Dos trajes à ornamentação do espaço, da música aos sabores, viveram-se horas de harmoniosa convivência, estimulando o diálogo entre as famílias e a escola.
A noite incitou ao convívio na companhia da melhor comida, confecionada e servida pelos assistentes operacionais da escola, incansáveis no labor de bem receber, fazendo jus à qualidade reconhecida das gentes do Minho.
O folclore servido no seu estado mais genuíno esteve a cargo do Rancho Folclórico de Dem que apresenta o matiz local da Serra d’Arga com uma firmeza assinalável, numa interpretação única do cantar e da dança. 
A chula, a gota, o vira, vividos na juventude dos membros deste grupo, emanaram uma alegria contagiante, convidando os presentes ao pé de dança, cultivando os costumes antigos como referência da nossa identidade.
Mas a festa fez-se também de outras danças e de muita e muita música, com o grupo Roconorte a fazer do baile a animação da noite, bem ao jeito das tradições populares. E depois de muita luz e cor, da festa e do fogo que aquece os momentos e nos transporta para o imaginário das nossas emoções, ficou a saudade precoce de um fim de ano letivo, que marcará ainda, para alguns, muito trabalho.
Com a realização do Arraial conclui-se o XXIII Arraial Minhoto que trouxe a Caminha duas semanas de intervenção cultural, desportiva e artística, mostrando o potencial do ensino e da atividade escolar que se promove no agrupamento, servindo de registo vivo da experiência de uma comunidade que dispõe de uma escola pública de referência, capaz de se entregar à comunidade, servindo os interesses dos seus alunos, das suas famílias e de toda a comunidade da sua área de influência pedagógica.






Sem comentários: