Formação | Perturbações do espectro do autismo

A 11 de março decorreu uma sessão formativa, gerida pela diretora técnica da Fundação AMA, dra. Gisela Brás. A etiologia da perturbação do espectro do autismo, apresentada na perspetiva da compreensão desta problemática, foi tida como ponto de partida para a interação, em contexto escolar, com estes alunos.
 A exploração de casos exemplo garantiram uma maior identificação das situações práticas do quotidiano de cada um, no trabalho direto com crianças/jovens portadoras de perturbação do espectro do autismo. A diversidade de pensamentos condicionantes da ação, e em particular a divergência nas respostas sócio afectivas, restringem o campo de respostas e o conjunto de procedimentos que se devem levar em linha de consideração nas práticas letivas, com ênfase para as orientações pedagógicas associadas, não só à transmissão de saberes e condução das aprendizagens, mas também às regras que se definem nos processos de avaliação. O conhecimento integral do perfil cognitivo, com a identificação clara das áreas fortes e fracas, conduz à construção de uma atuação pedagógica, alicerçada em estratégias validadas na prática e suportadas pela bibliografia temática.
A identificação de situações caraterísticas do autismo na escola/agrupamento, impelem a uma consolidação e aprofundamento de saberes técnicos específicos. Esta é a principal razão pela qual se motivaram todos os professores a participar nesta ação, para dela receber os mais atuais conceitos e orientações face ao contacto com a criança/jovem portadora de perturbação do espectro do autismo, particularmente focadas no ato letivo. A discussão plenária participada constituiu-se um elemento de aproximação e partilha, assumindo-se desta forma a aquisição de saberes confluentes na melhoria das práticas, tornando a escola mais capaz na gestão pedagógica, permitindo um ambiente escolar que faz da ponte com a diversidade o elo educativo e formativo que credibiliza todo o crescimento intelectual que conduz à autonomia. É este o contributo do Agrupamento Sidónio Pais, sabendo que pela capacitação do seu corpo docente se atingem as metas definidas no seu projeto educativo.


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