Feira do Livro anima a escola

Entre os dias 1 e 5 de dezembro decorreu, na EBS Sidónio Pais, a Feira do Livro de Natal. Promovida por este agrupamento de escolas, sob a responsabilidade da equipa da biblioteca escolar, a realização desta feira contou com a colaboração da livraria "Baunilha e Chocolate", na disponibilização de livros, e da Câmara Municipal de Caminha, na cedência dos stands de venda e transporte para as diversas deslocações dos alunos das escolas do agrupamento (vale do Coura). Galeria de fotos



 Foi uma semana de intensa atividade cultural, marcada pelo livro e pelas palavras, lidas no silêncio da consulta individual e ditas na expressão do conto contado pelas professoras Fátima Costa e Irene Costa, e professor Fernando Borlido. O dinamismo impresso nas visitas à feira determinou um calendário ativo, devidamente integrado nas atividades letivas, capaz de oferecer à apreciação e à compra, com 15% de desconto, um número considerável de livros. 
Assim, logo no primeiro dia, foram recebidos, com histórias de Natal, os alunos da EB1 e JI de Moledo, bem como da EB1 de Caminha (3° e 4° anos), seguindo-se, nos restantes dias, as crianças do JI de Venade, da EB1 de Caminha (1° e 2° ano), da EB1 e JI de Vilar de Mouros, a 2 de dezembro, da EB1 e JI de Dem, a 3 de dezembro, da EB1 de Lanhelas, JI de Caminha, EB1 e JI de Seixas, a 4 de dezembro, da EB1 de Venade e EB1 de Vilarelho, a 5 dezembro. Sempre ao som da palavra e com o livro sentido na mão, esta feira deu um contributo pedagógico do maior interesse para a formação dos alunos,  elevando o pensamento criativo e explorando os sentidos, criando o mundo mágico das letras e a realidade prática do conhecimento, oferecendo saber a cada leitura, em cada livro exposto.


Mas a diversidade não se fez só nos livros e nos visitantes da feira. No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na quarta-feira, alunos e professores de educação física e educação especial maracaram presença na feira do livro criando um momento único de valorização do desporto e de afirmação de uma modalidade paralímpica, realizando um pequeno campeonato de Boccia.

Aliado à biblioteca escolar, este evento foi também um veículo de entrega do livro à sua principal função, a leitura. Oportunamente enquadrada, esta feira permitiu ainda fazer do livro a oferta útil de Natal.
 
Com mais esta iniciativa a EB/S de Caminha assume-se, na comunidade, como difusora do conhecimento, afirmando a importância da escola na formação integral da sociedade.

Sem comentários: